sábado, 22 de maio de 2010

Serpent Rise

Serpent Rise




Banda existente desde meados de 93. Uma das precursoras do estilo Doom Metal no Brasil e ainda em atividade.


Metal Face: Não há como começar uma entrevista sem voltar aos anos 90, época em que Serpent Rise lança a demo “Anastenárides” e é convidada a tocar ao lado de Anathema no B.H.R.I.F. Agnaldo, conte-nos como foi a experiência. Que mudanças podemos perceber na banda desde aquela época?

Serpent Rise: TER TOCADO NO B.H.R.I.F, EM 1994, FOI ALGO ÍMPAR PARA A CENA BRASILEIRA E PARA A MINHA VIDA. DIVIDIMOS O PALCO COM UMA DAS BANDAS “CULTS”, DA CENA BRASILEIRA, O DORSAL ATLANTICA, ALÉM DE REPRESENTAR A “CENA” DOOM METAL TUPINIQUIM. OS INGLESES DO ANATHEMA NOS PRESTIGIARAM NAQUELA NOITE... ELES ESTAVAM AO LADO DO PALCO ASSISTINDO NOSSA APRESENTAÇÃO. MAS, AO LONGO DESTES 15 ANOS DE EXISTÊNCIA, É INEVITÁVEL UMA MUDANÇA NA SONORIDADE DA BANDA. CONTINUAMOS DOOM METAL, PORÉM COM UMA SONORIDADE ATUAL.



Metal Face: O ”The Gathered by” foi lançado em 98 e há pouco tempo essas músicas foram remasterizadas. Por qual motivo isso ocorreu? Não estavam satisfeitos com a antiga gravação?


Serpent Rise: NA VERDADE, O ÁLBUM HAVIA SIDO REMASTERIZADO NAQUELA ÉPOCA MESMO. O QUE HOUVE É QUE O GATHERED BY... KHARMA POSSUI DUAS VERSÕES. A VERSÃO NACIONAL, QUE FOI LANÇADA PELA MEGAHARD RECORDS E A VERSÃO LANÇADA NA EUROPA POR OUTRO SELO. A MINHA INTENÇÃO ERA APROVEITAR ESSA VERSÃO REMASTERIZADA, PARA RELANÇAR O ÁLBUM, MAS POR ENQUANTO, ABANDONEI ESSE PROJETO PARA ME CONCENTRAR NO LANÇAMENTO DO NOSSO CD-SINGLE “EUPHORIC WAVES OF MELANCHOLY” PELO MEU PEQUENO SELO: DOOM WORSHIPPERS PRODUCTIONS.



Metal Face: Falando sobre a cena local. Santa Maria/RS, apesar das ótimas bandas, esteve muito tempo parada em relação a festivais. Nos últimos 3 anos tem ocorrido a Obscure Faith Festival,organizada pelo novo baixista e na qual a Serpent tocou numa das edições.Eu estava presente e pude perceber que, apesar dos imprevistos com a aparelhagem, na hora do show, vocês não foram prejudicados por sua experiência com o palco, o que não deixou público parado. Aliás, foram bastante receptivos e cantaram juntos na hora do hino “Kharma”. Qual sua visão nesse aspecto sobre a cidade?


Serpent Rise: CONCORDO COM VOCÊ, LARISSA, SANTA MARIA POSSUI UMA CENA LOCAL COM BONS VALORES, TAIS COMO: ABYSSVM AVSTRALIS; SCARPAST; ENVOUTMENT; SWAMPY; DARK TORMENT; 333 ENTRE OUTRAS. A CARÊNCIA DE SHOWS FOI SUPRIDA PELO OBSCURE FAITH FESTIVAL, EMBORA OUTROS FESTIVAIS TENHAM SURGIDO APÓS E SOB INFLUÊNCIA DO OBSCURE(GARGANTA DO DIABO). SÓ QUEM GANHA COM ISSO É O PÚBLICO SANTAMARIENSE QUE TEM APOIADO NÃO SÓ A CENA LOCAL, MAS TAMBÉM O UNDERGROUND EM SI. EU, PARTICULARMENTE, GOSTO MUITO DE TOCAR EM MINHA CIDADE.



Metal Face: As músicas oscilam entre guturais e vocais limpos, guitarras penetrantes e melodiosas. As composições ficam por conta de quem?E que mensagens trazem nas letras?

Serpent Rise: TODOS NA BANDA PARTICIPAM ATIVAMENTE NO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO E ARRANJO DAS MÚSICAS. A TEMÁTICA LÍRICA DA SERPENT RISE NÃO FOGE MUITO AO ESTILO, OU SEJA, SÃO LETRAS ABORDANDO PERDAS, MELANCOLIA, SOLIDÃO.



Metal Face: Após essas várias mudanças no line up, a banda parece estar em sintonia.
Todos têm a mesma ideologia, vertentes? Quem são os novos membros e quais são os projetos paralelos à banda?

Serpent Rise: EU POSSO AFIRMAR QUE TODOS NÓS SOMOS APRECIADORES DO HEAVY METAL. EVIDENTE QUE NEM TODOS ESCUTAM DOOM METAL 24HS POR DIA, MAS O QUE IMPORTA É QUE NOSSO BACKGROUND É FUNDAMENTADO NO METAL. ESSA FORMAÇÃO POSSUI UMA QUÍMICA ESPECIAL E AS COISAS TÊM FLUIDO EM PERFEITA HARMONIA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. A SERPENT RISE NÃO É NOSSA ÚNICA BANDA, UMA VEZ QUE QUASE TODOS NÓS TEMOS PROJETOS PARALELOS, TAIS COMO: EU E O GILIAN TOCAMOS NA ARCANUM XIII (DARK METAL), O MAURICIO TOCA NA SWAMPY(THRASH/DEATH), O SÁVIO TOCA NA POÇOS E NUVENS (ROCK PROGRESSIVO) E O JOSÉ NETO TOCA EM UMA BANDA COVER DE DEEP PURPLE PARA GANHAR ALGUM DINHEIRO.



Metal Face: A banda gravou EP-“EUPHORIC WAVES OF MELANCHOLY”,como ocorreu? Por qual selo foi lançado?

Serpent Rise: INICIAMOS AS GRAVAÇÕES DE ALGUMAS MÚSICAS NOVAS, NO SWP ESTUDIO, QUE É DO MAURICIO, NOSSO GUITARRISTA. NÓS ESTAREMOS LANÇANDO UM CD-SINGLE, PELO SELO DOOM WORSHIPPERS PRODUCTIONS, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ NENHUMA OUTRA GRAVADORA PARA LANÇAR O PRÓXIMO CD DA SERPENT RISE.



Metal Face: E projetos para 2010. Pode-nos abreviar a agenda?Algum show aqui pelo Paraná?

Serpent Rise:AINDA NÃO,MAS AGUARDAMOS O CONVITE PARA LEVARMOS NOSSA MÚSICA ATÉ TUA CIDADE (Cascavel/PR).




Metal Face: Há tempos gostaria de ter feito essa entrevista contigo. Moramos durante anos na mesma cidade e agora que me mudei para o Paraná que ela foi finalmente se concretizar. Fico feliz em contar com a Serpent Rise nessa edição do zine. Obrigada, Agnaldo e vida longa ao metal e à Serpent Rise. Agora, faça desse espaço suas palavras.



Serpent Rise: OBRIGADO, LARISSA, POR CEDER ESPAÇO NA SUA PUBLICAÇÃO E LAMENTO MUITO QUE A CENA METAL SANTAMARIENSE TENHA “PERDIDO” UMA BATALHADORA. TU PODES NÃO ESTAR PRESENTE EM CARNE E OSSO, MAS SEI QUE EM PENSAMENTO VOCÊ NUNCA NOS DEIXOU, E CONTINUA NOS DANDO FORÇA E LEVANDO O NOME DA CIDADE CADA VEZ MAIS LONGE. AOS LEITORES, EU PEÇO QUE CADA VEZ MAIS VALORIZEM AS BANDAS DE SUA CENA LOCAL E DE SUA CENA NACIONAL. COMPAREÇAM AOS FESTIVAIS, COMPREM ZINES, CD´S, CAMISETAS DAS BANDAS UNDERGROUNDS, ENFIM, MANTENHAM A CHAMA ACESA!!!


Entrevista por: Larissa B.Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário